--> A LETRA MATA, E O ESPÍRITO VIVIFICA ???

.´.

Será que quando Paulo escreveu que a “letra mata, e o Espírito vivifica” ele estava se referindo especificamente ao fato de precisarmos do auxílio do Espírito Santo para a compreensão das Escrituras Sagradas ?

Esta parte do versículo 6 na segunda carta aos Coríntios, no capítulo 3, (2 Coríntios 3:06), é muito pregada no
sentido de que a leitura da Bíblia, sem o auxílio do Espírito Santo para a devida interpretação do que foi lido, pode levar o indivíduo a um tipo de “morte espiritual”. Isto é um fato, já que o próprio Apóstolo Paulo escreveu:

“E até hoje, quando é lido MOISÉS, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará.”
(2Coríntios 3:15-16)

Sem dúvida a conversão ao Senhor, ou seja, crer em Jesus Cristo como o Caminho, a Verdade, e a Vida, resulta em receber o Espírito Santo (João 7:39) que nos guia em toda a verdade (João 16:13), tendo sido então tirado o véu que estava sobre os nossos corações.

Fato é também que a manifestação do Espírito Santo de Deus através dos dons que são concedidos aos fiéis em Cristo é real e atuante (1 Coríntios 12:07-10); desde quando Ele foi enviado (João 14:26 ; Atos 1:04-08) ; todavia o Espírito Santo de Deus nunca poderia menosprezar ou subjugar a Palavra do próprio Deus registrada na Bíblia, já que uma das funções do Espírito Santo, senão a principal função, é glorificar Jesus. Como então o glorificaria se negasse o que foi registrado sobre Ele, se evitasse, ou ignorasse, a Sua Palavra ? O próprio Jesus disse sobre o Espírito Santo: “Ele me glorificará”... (João 16:14)
Assim sendo, a citação deste versículo também nos obriga a realizar uma cuidadosa explanação sobre o que este na verdade se refere...

A LETRA MATA, E O ESPÍRITO VIVIFICA

Verdadeiramente é um versículo... e verdadeiramente, portanto, é a Palavra de Deus...
Mas quando Paulo escreveu esta carta aos Cristãos que estavam na igreja em Corinto, ele estava na verdade comparando entre a Lei e Jesus, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento... entre a Aliança Mosaica e o Nova Aliança (ou Novo Pacto, ou Novo Testamento) (Marcos 14:24) ... tendo Jesus como o mediador dessa nova Aliança. (Hebreus 12:24 ; Hebreus 8:08)

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração...”
(2 Coríntios 3:02-03)


OS CRISTÃOS ENTÃO SÃO TESTEMUNHO VIVO, UMA PROVA VIVA DESTA ALIANÇA, E NÃO MÓRBIDA COMO PEDRAS, OU PELES DE ANIMAIS MORTOS, OU FOLHAS DE PAPIRO, POR EXEMPLO, SEM VIDA, COMO OS DEMAIS MEIOS DE REGISTRO ESCRITO UTILIZADOS ATÉ ENTÃO.


ENTRETANTO, TAMBÉM NÃO SERIA POR ISSO QUE ELE DIRIA QUE A LETRA MATA. NA VERDADE, QUANDO ESCREVEU ISSO, PAULO FEZ UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DE MOISÉS E O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO... Referindo-se ao Ministério de Moisés como o Ministério da Morte... e o Ministério do Espírito Santo como o Ministério da Justiça.


“...a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento (ou Concerto, ou pacto, ou Aliança), não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito ?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.”
(2 Coríntios 3:05-09)



É COLOCADO ENTÃO COMO MOISÉS SENDO “MINISTRO DA LETRA” E OS CRISTÃOS COMO SENDO “MINISTROS DO ESPÍRITO” (V.6)


O MINISTÉRIO DE MOISÉS FOI ENTÃO CITADO COMO O “MINISTÉRIO DA LETRA” (V.6) , E “MINISTÉRIO DA MORTE” (V.7), E “MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO” (V. 9)
Então, a letra aqui está relacionada à morte pela condenação.

Por quê seria assim ???
Será que, quando Paulo disse então que a letra mata, ele se referia à toda a Palavra de Deus registrada nas Escrituras Sagradas, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento ???

Não. Pois já vimos que no mesmo capítulo 3, nos versículos 15 e 16, Paulo completou:

“E até hoje, quando é lido MOISÉS, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará.”


PORTANTO, EM NENHUM MOMENTO ELE SE REFERIA A BÍBLIA INTEIRA, MAS AOS LIVROS QUE MOISÉS ESCREVEU.

É conhecido entre os Judeus até o dia de hoje que Moisés tenha escrito os 5 primeiros livros da nossa Bíblia, o que eles chamam de Torah (Esses 5 livros)... Estes formam a Lei... ou os livros da Lei... ou os livros de Moisés... por isso Paulo colocou: “quando é lido Moisés”.

Mas o que essa Lei, ou esses livros, teriam a ver com a morte ???
Por quê a letra, ou seja, o registro escrito contido nestes livros, e nas pedras, mataria ???
Porque através da Lei foi determinado que o salário do pecado (a recompensa pelo pecado) é a morte. (Romanos 6:23)

Então, por quê Deus criaria uma regra que praticamente não findaria em outro resultado senão a morte, quer seja das pessoas, ou dos animais sacrificados até então no seu lugar ???
Será que era da Vontade do Senhor acabar com todos ???

“Disse-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel ?
(Ezequiel 33:11)


DEUS CONSTITUIU A LEI PORQUE SE NÃO HOUVESSE A LEI
NÃO HAVERIA CONDENAÇÃO; PORQUE ONDE NÃO HÁ LEI
TAMBÉM NÃO HÁ TRANSGRESSÃO. (Romanos 4:15)

A LEI FOI CONSTITUÍDA PARA REVELAR O PECADO.

“Que diremos, pois ? É a Lei pecado ? De modo nenhum !
Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conheceria concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás.”
(Romanos 7:07)
“E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o Mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; e o Mandamento que era para vida, achei eu que era para a morte.
Porque O PECADO, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, ME MATOU. Assim, a Lei é Santa; e o Mandamento, Santo, Justo, e Bom.
Logo, tornou-se o bom em morte ? De modo nenhum !
Mas o pecado, para que se mostrado pecado, operou em mim a morte pelo bem, a fim de que pelo Mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Porque bem sabemos que a Lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob pecado.
(Romanos 7:09-14) (OBS.: Nós nos vendemos quando pecamos.)


Então Deus, através de Moisés, deu ao Ser Humano a Sua Lei, para que pudesse exercer a Sua Justiça, porque é Deus de Misericórdia, mas também é Deus de Justiça e Juízo.

“Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante
do teu rosto.” (Salmo 89:14)

Sabemos então que através da Lei foi determinado que o salário do pecado (a recompensa pelo pecado) é a morte. (Romanos 6:23) Mas sabemos, também, que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar a humanidade, que não conseguia se salvar pela lei.... O Homem não conseguia pela Lei alcançar a Justiça... serem justos... Aliás, eles não conseguiam naquela época, não conseguem agora, e nunca conseguiriam, porque a Salvação vem pela Graça de Deus e não pelas obras que podemos realizar (Efésios 2:09), porque Dele vem a nossa Salvação (Salmos 62:01).

“Porque a Lei foi dada por Moisés;
a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo. (João 1:17)

GRAÇA > porque o Ser Humano não era, e não é, capaz de alcançar a Salvação por seus próprios méritos; ou seja, não merecia, nem merece, a Salvação de Deus, necessitando então recebê-la através da Graça, o favor, de Deus. (Efésios 2:8-9)

VERDADE > porque a Lei na verdade apontava para Cristo, que viria a se oferecer como
único sacrifício, para sempre, pelos pecados. (Hebreus 10:11-12)

“Porque o fim da Lei é Cristo para Justiça de todo aquele que crê.
Ora, Moisés descreve a justiça que é pela Lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo) ? Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo ) ? Mas que diz ? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; e esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber:
Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
(Romanos 10:04-10)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)
“Porque a Lei do Espírito de Vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o Seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado da carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:02-04)


VAMOS COMPARAR ENTÃO TUDO ISTO COM OUTRO VERSÍCULO:

"Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra." (Romanos 7:6)

Da mesma forma, certamente este versículo não cita “letra” como todas as letras que compõem a Bíblia... pois, se as Palavras da Bíblia caducaram, então também deveríamos desconsiderar até mesmo o que o próprio Apóstolo Paulo escreveu, pois as suas palavras, formadas por letras Gregas, também estão na Bíblia Sagrada... e, seguindo esse raciocínio, desconsideraríamos tudo... inclusive o noivo da Igreja, Jesus... pois, fora da Bíblia Sagrada não haveria outro registro sobre Ele como Senhor e Salvador (2 Pedro 3:18)... como o Caminho, a Verdade, e a Vida (João 14:06)...


Mas Glória a Deus que a Bíblia é a Palavra de Deus; a revelação de Deus ao Homem; onde Deus revelou com todas as letras, palavras que são Espírito e Vida (João 6:63)

“...o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua Glória, como a Glória do Unigênito do Pai, cheio de Graça e de Verdade.”
(João 1:14)

“Toda Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele.”
(Provérbios 30:05)

E AINDA EM REFERÊNCIA À JESUS, ESTÁ ESCRITO:
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue,
e o Nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.”
(Apocalipse 19:13)




CONCLUSÃO


Devemos tomar muito cuidado ao citarmos os versículos Bíblicos pois, se alguma pessoa mal informada, ou que esteja ainda começando na caminhada com Cristo e ainda não tem o devido conhecimento da Palavra de Deus, vier a entender algo errado, e acabar se desviando da Verdade, não a compreendendo da forma correta, a forma verdadeira, e sendo por nossa culpa, então nós mesmos daremos conta de suas almas. (Hebreus 13:17)


Que a Paz do Senhor e Salvador
Jesus, o Cristo, esteja sempre conosco.


.